Cartas de Inglaterra

Eça de Queirós (1845-1900), um dos mais importantes escritores portugueses da história, destacou-se pelos romances Os Maias e O Crime do Padre Amaro. Cartas da Inglaterra, de 1905, resultou do período em que viveu e trabalhou em Newcastle e Bristol no serviço consular. A obra, pouco conhecida do grande público, apresenta uma faceta política do autor, expondo sua visão analítica e ensaísta. Nela, Eça tece críticas aos acontecimentos contemporâneos, tanto no que se refere aos portugueses quanto aos estrangeiros. Os destaques icluem as festividades na Inglaterra, sugestões de livros, ideias controversas acerca da situação judaica e o comportamento do povo inglês diante de outras nações.

By : José Maria de Eça de Queirós (1845 - 1900)

01 - Afghanistan e Irlanda



02 - Ácerca de livros



03 - O Inverno em Londres



04 - O Natal



05 - Litteratura de Natal



06 - Israelismo



07 - A Irlanda e a Liga Agraria



08 - Lord Beaconsfield: Parte I



09 - Lord Beaconsfield: Parte II



10 - Os inglezes no Egypto: Parte I



11 - Os inglezes no Egypto: Parte II



12 - Os inglezes no Egypto: Parte III



13 - Os inglezes no Egypto: Parte IV



14 - Os inglezes no Egypto: Parte V



15 - Os inglezes no Egypto: Parte VI



16 - O Brasil e Portugal



17 - A festa das creanças



18 - Uma partida feita ao ''Times''


Os capítulos incluídos em Cartas de Inglaterra são:

Afeganistão e Irlanda, Afghanistan and Ireland: uma análise profética, cheia de humor-negro, de duas aventuras ultramarinas nas quais o Império Britânico estava correntemente envolvido.

Acerca de livros, About books: o Outono em Londres: yachting, tiro, caça, pesca, assaltos, conferências, congressos científicos. O livro é o último a ser escrito, com uma vista especial a um vasto número de livros de viagens.

O inverno em Londres, Winter in London: Londres e o Inverno.

O Natal, Christmas: o Natal e o Pai Natal.

Literatura de Natal, Christmas books: livros para crianças, um género de literatura infantil, já muito corrente em Inglaterra, mas que em Portugal era quase inexistente-

Israelismo, Judaism: o crescimento alarmante do anti-semitismo na Alemanha em 1880, aparente com o acordo tácito do governo alemão.

A Irlanda e a Liga Agrária, Ireland and the Land League: resistência crescente, liderada porParnell, à opressão na zona agrícola irlandesa.

Lorde Beaconsfield, Lord Beaconsfield: morte do estadista e autor em 1881, a sua notável história de vida, a sua fantástica e ilegível ficção(e.g. Tancred) e poesia (The Revolutionary Epick)

Os ingleses no Egipto, "The English in Egypt": a destruição e ocupação de Alexandria pelas forças britânicas em 1882 e o perigo da Jihad.

O Brasil e Portugal, Brazil and Portugal: reflexões a um especial artigo sobre o Brasil no The Times.

A festa das crianças, The children's party: um elaborada festa de vestidos elegantes algures perto de Tintagel.

Uma partida feita ao Times, A practical joke at The Times: algumas linhas sobre um texto erótico, de um anónimo, sobre o discurso de Sir William Harcourt.

Comments

Random Post